top of page

Primeiro, os podcasts da casa, começando pelos mais documentais e outros que não são necessariamente mas são referências culturais importantes:

37 Graus: Áudio-docs excelentes sobre ciência, feitos por uma jornalista e uma cientista

 

 

Sobre Nós - Rádio Inconfidencia: Podcast belorizontino pioneiro, transmitido na Inconfidência, que durou pouco mas foi um teste bem interessante com o formato e abordagem

 

 

 

 

 

 

Rádio Escafandro: Reportagens independentes extensas, profundas e com postura assumida e presença do repórter, Tomás Chiaverini. Ele também é escritor e já trabalhou em grandes mídias, como diretor do Roda-Viva, por exemplo.

 

 

 

Rádio Guarda-Chuva: O slogan já diz tudo: “Jornalismo para quem gosta de ouvir”. Coletivo de grandes podcasts de reportagens ricas e independentes, do qual o Escafandro faz parte.

Rádio Novelo: Antes da Rádio Novelo, a Paula Scarpin já havia feito um trabalho primoroso começando os podcasts da revista Piauí. Depois se uniu a mais uma turma de gente talentosa (principalmente mulheres) e criou essa primeira grande agência de podcasts do Brasil, que produziu os premiados e renomados Praia dos Ossos, A República das Milícias, Vidas Negras, Rádio Batente, dentre muitos muitos outros

Cirandeiras: Feito por mulheres, falando sobre mulheres, para todo mundo. A idéia é criar uma grande roda de ciranda, onde as pessoas podem se ouvir, principalmente sobre culturas brasileiras de raíz e outras histórias pouco contadas.

 

Programa Memória: É um programa mais antigo, feito para a rádio tradicional (Band), mas com pequenos cuidados que são raros no áudio brasileiro: a valorização dos arquivos (o que já é raro na cultura em geral), uma locução que é afetiva e te prende sem deixar de passar informação.

 

 

 

 

Ninguém: Podcast de vida breve mas muito singelo. Mau Hernandes (que é uma figura de vários podcasts), conta sobre seu período no Japão. Com uma locução simples e coloquial rara, além de uma edição sonora e gravações muito boas.

 

 

Projeto Humanos: Primeiro grande podcast de áudio-documentário do Brasil. Focado em histórias de “true crime”, de crimes reais, tratados ao longo de diversos episódios extensos, para quem ama acompanhar cada detalhes dos casos.

Roteirices: Tecnicamente não documentário, mas é o melhor podcast independente de entrevistas do Brasil. Feito pelo Carlos Alberto Jr., que tem extensa experiência em jornais tradicionais. Ele pesquisa a fundo os assuntos, lê todas as obras necessárias e só depois faz a entrevista, então parece que são perguntas mais sinceras, humanizadas e originais que um grande jornal, que geralmente tem tempo para ler só um release rápido. 

 

Faxina: Podcast independente feito por uma brasileira que mora nos EUA e tem uma brilhante carreira acadêmica e como escritora. No Faxina, ela conta histórias que foram varridas para debaixo do tapete. Inicialmente, sobre faxineiras e suas famílias nos EUA, e Heloíza Barbosa trabalhou nisso. Mas depois foi se expandido para falar de diversos assuntos sócio-culturais de brasileiros e migrantes nos EUA.

 

Pelo Avesso: Novo mas porém já promissor podcast de reportagens feito em BH.

Rádio Batuta: Feito pelo Instituto Moreira Salles, um dos maiores agentes de preservação cultural do Brasil, faz vários podcasts sobre assuntos sócio-político-culturais, histórias sobre seu próprio acervo que é um dos mais importantes do Brasil, além de ensaios e outros projetos sonoros culturais.

 

VillaCast: Produzido pelo Museu Villa-Lobos. Perfeito para conhecer e mergulhar na obra desse compositor tão importante e ousado.


Xingu: Terra Marcada: Série da Rádio Batuta sobre o Xingu, esse grande território, criado durante a Ditadura Cívico-Militar, que aglomerou diversos povos originários do país, rompendo vários laços e tradições, mas ao mesmo tempo criando novas. Os indígenas estão lá, então, quase que como reféns mas ao mesmo tempo resistindo.

 

 

 

 



Sertões: Histórias de Canudos: Feita pela Rádio Batuta, é uma série sobre Canudos, olhando da perspectiva do livro Os Sertões, mas também com entrevistas e histórias sobre os descendentes dos canudenses. Ótimo para conhecer (mais) sobre Os Sertões e suas relações sócio-políticas.

 

 

 

 

 

 



Histórias Que Ninguém Te Conta: Série d’A Pública, uma das maiores e mais importantes agências de jornalismo independente do Brasil. Fala sobre a incrível descoberta de ossadas no porto do RJ, que depois descobriu-se serem de pessoas escravizadas, enterradas em valões comuns. Isso motivou a criação de projetos de resgate e preservação dessa história.

 

Nexo - podcasts: Nexo é também uma agência de jornalismo independente importantíssima no Brasil, que além das notícias mais comuns, também sempre teve colunas de cultura muito interessantes. Os podcasts deles foram a primeira vez que uma grande agência falava numa linguagem coloquial e com som tão bem editado.

Terra Arrasada: Série muito bem feita sobre pelo Le Monde Diplomatique Brasil sobre como os povos originários do Brasil lidaram com a pandemia da Covid-19

Toninhas: Mistura interessante e rara de ficção e documentário, sobre a alta taxa de morte desse tipo de golfinho muito comum no Brasil, a Toninha, mas que também é muito pouco estudada. 

Vida em Quarentena: Mini documentários pessoais sobre a pandemia, feitos por um projeto de extensão da UFMT

Vinte Mil Léguas: Guimarães Rosa em áudio. Existe um cuidado supremo na construção desse podcast. Ele fala sobre cientistas mas olhando-os como escritores. Isso é feito através de uma biografia deles, mas também estendendo para todas as referências, deduções e induções que podem ser lidas em suas obras. Parece com o próprio processo de aprendizado e pesquisa, que se movimenta em várias direções e extensões, usa a imaginação livremente, e tudo isso é passado em áudio. Tenho um texto um pouco maior sobre elas em: https://medium.com/@historiasvizinhas/vinte-mil-anos-luz-adiante-779ad132df6f

Copan Edifício Movimento: Série feita também pela Livraria Megafauno, que fez o 20 Mil Léguas e que fica no Copan, sobre este edifício.

Mulheres do Futebol: Peças muito bem feitas para o Museu do Futebol: “Narrado pela cantora e compositora Leci Brandão, o Audioguia Mulheres do Futebol traz histórias de 100 anos da participação feminina no esporte mais popular do Brasil - uma trajetória cheia de resistência e luta, que enfrentou até decreto-lei que proibiu a modalidade por quase 40 anos.”

Estórias De Família: Estórias de Dona Jacira, causos que você vai ouvindo da vida dela e descobrindo diversas paisagens. Além de ter uma vida incrível e libertária, Dona Jacira também é mãe do Emicida e Fióti (retiraram do ar os episódios originais e só ficou esse especial, mas era uma série com vários.

História Preta: Podcast feito por um historiador negro, contando histórias importantíssimas e pouco conhecidas sobre a negritude no Brasil.

Histórias De Ninar Para Garotas Rebeldes: Grandes mulheres narrando histórias de outras grandes mulheres, com um desenho sonoro incrível

Medo E Delirio Em Brasilia: Mergulhando completamente em sua matéria-prima, que é o áudio, esse podcast une todos os tipos de áudio que rolam para dar um cenário político daqueles dias. Um diário assustador e cômico dessa bad trip escrota que é o governo do genocida Jair Bolsonaro. Falas oficias, piadas de whatsapp, momentos virais, tudo tudo tudo é antropofagizado e organizado num grande meme sonoro que às vezes é mais revelador que as notícias.

Narrar É Resistir: Memórias Ribeirinhas - Podcast da RMBH que fala sobre diversas pessoas que atuam e atuaram em projetos de preservação das águas da região. Importante demais para conhecer nosso passado e quem faz as coisas acontecer de verdade.

Arquivo S: Em um país onde o poder sempre luta para apagar a memória, inclusive fisicamente não dando valor a arquivos, é sem dúvida interessante ouvir como o próprio Senado fez um podcast de reportagens, revirando seus arquivos e organizando-as em narrativas. Muito bem feito.

Poranduba: Podcast que fala de um tema muito importante mas raramente bem trabalhado, que é como preservar, dialogar e vivenciar nosso folclore. Feito por um especialista no tema, Andriolli Costa, ele traz diversas conversas e perspectivas diferentes sobre o tema, vendo-o como a cultura viva que tem que ser e não o “folclore” morto e parado no tempo.

Que Dia É Hoje: Muito parecido com nossas rádio-novelas do passado, são histórias dramatizadas por grandes atores e atrizes, que falam sobre a pandemia da Covid-19.

Datalabe - Data Lábia: O Datalabe já era um fenômeno por ser uma das primeiras agências de jornalismo PELA e  PARA as favelas. Quando criaram o podcast já fizeram um trabalho primoroso, com uma linguagem descolada e jovem

Vida Sonora: Fizeram só três episódios mas considero que foram pioneiros no formato de áudio-documentários no Brasil. Foi em 2015, o Projeto Humanos, o Histórias Vizinhas e o 37 Graus só viriam em 2018.

Próxima Parada: Próxima Parada tem uma abordagem e formato muito originais. Sâo peças mais ou menos curtas ( para o padrão de áudio-documentários) com histórias que se passam nas periferias de São Paulo, como se fosse uma viagem pela cidade. Feito pela Agência Mural

Acervo Origens: Não é podcast nem documental, mas é uma das maiores pesquisas brasileiras de música de raíz, feitas pelo DJ, apresentador e exímio guitarrista e violeiro Cacai Nunes, que também tem o projeto Forró de Vitrola, no qual ele viaja de kombi pelo Brasil discotecando forrós sempre só no vinil

Veredas: Tecnicamente não documental, mas é cheio de pequenas mágicas na edição e locução que mostram uma sensibilidade diferente da grande maioria das peças sonoras do Brasil. Cada episódio fala de alguma manifestação musical tradicional ou folclórica do país

TSF e RTP: Essas rádios portuguesas também fazem programas muito interessantes. Vou indicar um programa de cada, mas tem opções para todo público, pode navegar que com certeza acha algo interessante.

 - https://www.rtp.pt/play/p309/e560048/grande-reportagem-antena1

 - https://www.tsf.pt/programa/reportagem-tsf.html

LabAudio UNB: O LabAudio, da UNB, tem diversos experimentos sonoros muito diferentes e bem executados, diferentes do que se encontra normalmente.

Sapucando: Tem uma linguagem muito coloquial e natural. Não só na locução, mas no uso de diversos áudios diferentes, tipo gravações espontâneas de celular misturados com entrevistas mais feitas num ambiente controlado. Com isso dá para perceber diversas abordagens, paisagens sonoras, momentos, ritmos, que vão levando quem ouve por caminhos mais interessantes e diferentes. Também é feito em BH, dando mais presença na cena podcaster.

Aiurê: Tem uma linguagem muito coloquial e natural. Não só na locução, mas no uso de diversos áudios diferentes, tipo gravações espontâneas de celular misturados com entrevistas mais feitas num ambiente controlado. Com isso dá para perceber diversas abordagens, paisagens sonoras, momentos, ritmos, que vão levando quem ouve por caminhos mais interessantes e diferentes. Também é feito em BH, dando mais presença na cena podcaster.

Conhecer o Aiurê foi como encontrar um irmão do Histórias Vizinhas perdido. É um podcast sensível, humanista, que tem a coragem de ir a campo e ouvir diferentes pontos de vista com atenção.

Estrangeiros:

começando em espanhol que são mais fáceis de entender
 

- Radio Ambulante

- This American Life

- Serial

Home of the Brave

- Rumble Strip

- Radiolab

Love + Radio

Have You Heard George’s Podcast?

The Organist

Neil Sandell

- S-Town

- The Heart

- The Habitat

Long Live The New Sound

- Glenn Gould - o grande pianista fez diversos áudio-documentários fundamentais. O mais famoso e original é o The Idea of North, mas também fez diversas entrevistas e peças curtas sobre outros compositores e músicos, como Casals e Stokowski

- Invisibilia

99% Invisible

- Sound Portraits - projeto gigante de registro dos sons dos americanos

Nocturne

Everything Sounds

Here be Monsters

Unfictional

- Radio Diaries

- The Daily

- RFI - A emissora pública francesa tem dezenas de podcasts documentais, vou linkar aqui só o mais geral Grand Reportage, mas há muitos outros com assuntos específicos.

- BBC - Tem centenas de programas, vou linkar o mais genérico de documentários, o The Documentary, mas há muitos a serem explorados.

- Third Coast Festival
- Transom - Portal com conteúdo rico sobre áudio e narrativas

bottom of page